As adenoides e as amígdalas são alguns dos tecidos de defesa (tecido linfóide) presentes nas vias aéreas superiores, e que fazem parte do Anel Linfático de Waldeyer. A sua remoção não causa diminuição da imunidade dos pacientes, já que os outros órgãos de defesa compensarão a remoção destes. A adenoamigdalectomia é uma das mais tradicionais cirurgias realizadas. Pode ser realizada isoladamente ou em associação com outros procedimentos cirúrgicos. Existem, hoje em dia, indicações para a realização destas cirurgias, que podem ser a adenoidectomia, amigdalectomia e adenoamigdalectomia.
As principais indicações são as hiperplasias adenoamigdalianas (aumento do tamanho das adenoides e amígdalas) que podem ocasionar dificuldade respiratória, distúrbios do sono, da deglutição e da fonação. Também podem provocar, em longo prazo, atraso no crescimento das crianças, alterações do desenvolvimento facial e distúrbios ortodônticos.
Outras indicações para a realização das cirurgias são: amigdalites de repetição, quando o paciente apresentar 7 crises de amigdalite aguda bacteriana em uma ano, cinco crises em dois anos consecutivos e/ou três crises em três anos consecutivos; abscessos periamigdalianos recorrentes; amigdalite caseosa, na qual ocorre formação de pequenas massas brancas nos buraquinhos (criptas) das amígdalas, denominados caseum, ocasionando mau hálito; e infecções de repetição, principalmente otites e rinossinusites, causadas pela contaminação frequente de bactérias presentes nas adenoides, e que só serão removidas definitivamente com a cirurgia.
A cirurgia é realizada em hospital, sob anestesia geral e com duração aproximada de 1 hora.
Cuidados pós operatórios
- 3 primeiros dias:
- Repouso absoluto (permanecer deitado, com 3-4 travesseiros)
- Permanecer em casa até o 1º retorno no consultório
- Alimentação: não ingerir alimentos quentes ou sólidos; ingerir preferencialmente líquidos e pastosos mais gelados, como sorvete, gelatina, danone e açaí.
- Banho: Evitar banho quente (água na temperatura ambiente)
- Medicamentos: usar o antibiótico e anti-inflamatório prescritos pelo doutor
- 1ª semana
- Repouso em casa
- Aguardar o 1º retorno no consultório antes de retornar as atividades profissionais
- Banho: Evitar banho quente (água na temperatura ambiente)
- Cuidados: não abaixar a cabeça e não assuar o nariz
- Medicamentos: usar o antibiótico e anti-inflamatório prescritos pelo doutor
- Primeiras semanas
- Não realizar atividades físicas por pelo menos 3 semanas
- Retornar ao consultório 1 semana após a cirurgia (data solicitada pelo doutor)